Normalmente, o café é comprado em bica, normalmente, em bica corrida, ou seja, todas as peneiras em uma amostra só, que você, então, leva esse café para um armazém geral, onde tem máquinas que preparam para a exportação para diversos países, para diversos clientes, de acordo com necessidade, o tamanho da peneira, os defeitos e a bebida, que é o mais importante de tudo.
P - Não, mas como é que você classifica o café, aqui no escritório, por exemplo?
Ah, com torradores, próprios para torrar café. E taças. Você usa o café, tem um moedor, um moinho de café, você faz uma granulação mais elevada do que a de consumo, mais grossa, só para a prova. É uma colher de sopa, menor do que a de sopa. E, aí, você põe água fervente, deixa a borra descer. E, aí, faz a prova, pelo olfato, pelo gosto, e marca em todas as [inaudível], o que é que é, aquele lote que veio por intermédio do corretor tal. Eu vou mostrar para você, já. O corretor trouxe um lote e... nós, pela prática, temos conhecimento mais ou menos de um onde veio esse café, onde é que foi produzido o café. Hoje, não é muito levado em consideração, mas, antigamente, era basicamente isso. Em 100 amostras, a gente provava 20 − 80, não precisava, porque é a gente sabia que era daquele produtor que ter vendia todos anos, um café naquela região, que só bebia bem, o que só bebia mal. Então, ele usava para um outro tipo de café [inaudível]. A classificação feita por peneira, você tira os cafés de... sabe? graúdo, para os compradores que exigem café mais graúdo.
Você tem, também, uma mescla que nós chamamos de mais exportado, que ele é mid to good bean, mid to good bean é a descrição para vários tipos de café, inclusive para bebidas ruins. Esse é o tamanho da fava. O good bean 16, 17, 18, o good large bean, é peneira 18 e o good bean é peneira 17. Então, você vende o café para a Itália, por exemplo − que consumia muito (hoje não consome tanto) bebidas elevadas, que mais paga preço, compra mais volume. Então, você pega o café, manda para o armazém, seleciona por peneira você aí faz o seu blend, 50% de 17, 50% de 18, dá um dos principais tipos de café comprados pelo mercado tradicional de café fino.
Joe Ferraz Prado trabalhou como classificador de café em diversas firmas exportadoras, tendo inclusive começado o setor de café na empresa Esteve Irmãos. Depoimento cedido ao Museu do Café em 2012.