Devido ao sucesso na Embaixada do Brasil em Roma, a mostra itinerante será exposta em uma nova instituição italiana, a Accademia del Caffè Espresso.
A curadoria, desenvolvida pela equipe do patrimônio santista, tem como fio condutor a relação histórica e contemporânea entre Itália e Brasil, possuindo como elemento de conexão o café e as suas diversas perspectivas.
A mostra trará objetos, documentos, imagens e reprodução de vestimentas, tendo em vista, dentro dos núcleos explorados, as condições econômicas e sociais, motivações e atuações.
Em junho, o destaque fica por conta da temática árabe, pauta que já integrou os espaços físicos do Museu e encantou o público com depoimentos de imigrantes, curiosidades sobre os hábitos de consumo nessa região e mais.
No dia 28, o Museu irá celebrar a inauguração de mais uma exposição. Dessa vez, o tema abordado é a cultura em torno do café árabe, as tradições e costumes ligados à região, o reconhecimento de patrimônio imaterial e muito mais.
O Museu do Café convida a todos para conhecer a sua nova mostra temporária, que explora as telas de Benedicto Calixto presentes no Salão do Pregão. A inauguração está marcada para o dia 25, às 18h, e a entrada será gratuita.
A exposição “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café” estará temporariamente fechada entre os dias 29 de março e 4 de abril.
Por meio de memórias e recursos audiovisuais, a exposição demonstra o cotidiano das catadeiras, mulheres que trabalhavam nos antigos armazéns de café, além de detalhes sobre o cotidiano da profissão.
A mostra apresenta uma leitura crítica do vitral “A epopeia dos Bandeirantes”, de Benedicto Calixto, desfragmentando informações da peça. O espaço conta, ainda, com um pequeno atelier cenográfico, disponibilizando mock-ups de ferramentas utilizadas na confecção e restauro de vitrais.
Por meio de memórias e recursos audiovisuais, a exposição demonstra o cotidiano das catadeiras, mulheres que trabalhavam nos antigos armazéns de café, além de detalhes sobre o cotidiano da profissão.
De terça a domingo, o público pode visitar o Museu acompanhado pelos Educadores, que, ao longo do passeio, fornecerão curiosidades sobre peças do acervo, o edifício da Bolsa Oficial de Café e as exposições.
As visitas mediadas pelos Educadores abordam detalhes sobre as exposições e o acervo do Museu, fornecendo curiosidades sobre a história desse edifício histórico. O público pode participar dessa ação de terça a domingo, em horários variados. Clique para conferir!
Por meio de memórias e recursos audiovisuais, a exposição demonstra o cotidiano das catadeiras, mulheres que trabalhavam nos antigos armazéns de café, além de detalhes sobre o cotidiano da profissão.
Leitura crítica do vitral “A epopeia dos Bandeirantes”, de Benedicto Calixto, que desfragmenta informações da peça. O espaço conta, ainda, com um pequeno atelier cenográfico, disponibilizando mock-ups de ferramentas utilizadas na confecção de vitrais.
Clique na imagem para visualizar o convite eletrônico. Inauguração da Exposição “Estação da Língua” Exposição Itinerante – Estação da Língua Portuguesa Data 5 de abril Horário às 16h Local Museu do Café Em cartaz de 6 de abril a 6 de maio de 2018. Entrada gratuita […]
Nova Exposição Temporária “Vai um Café? Cafeteiras e formas de preparo” A diversificação das formas de preparo do café acompanhou a sua expansão. Conforme o consumo do café aumentava no mundo, e novas tecnologias eram descobertas, cientistas e outros aficionados por café passaram a dedicar esforços para aprimorar a extração da bebida. Algumas revolucionavam o […]
No dia 07 de julho, o Museu do Café inaugura a exposição temporária “Sin café no hay mañana”, que apresenta o ensaio da fotógrafa Leticia Freire. São cinquenta imagens que narram o cotidiano de sítios agrícolas hondurenhos, organizados em cooperativas, cuja identidade cultural está intrinsecamente ligada ao plantio e colheita do grão de café. Traga a […]
O Museu do Café convida a todos para a inauguração da exposição “À venda: propagandas de café em jornais e periódicos”, que aborda a apresentação do café nos meios publicitários impressos no início do século XX, a partir das diferentes estratégias de atração do consumidor. Esperamos por você! Clique na imagem para visualizar o […]